domingo, 31 de maio de 2009

Boletim informativo

Introdução

Este boletim informativo pretende mostrar o percurso até aqui efectuado do projecto e a partir do qual se pretende dar continuidade ao processo de auto-avaliação que se quer partilhado e participado por toda a comunidade educativa (professores, alunos, pessoal não docente, pais/encarregados de educação, …). De facto, é necessário que todos e cada um dos intervenientes no processo de auto-avaliação tenha a oportunidade de exprimir as suas perspectivas relativamente ao mesmo para que este possa “fazer falar os silêncios actuais e ocupar os espaços ainda hoje vazios” (Alaiz, 2009).

O nosso percurso

A auto-avaliação torna-se um dos meios de que o Agrupamento passa a dispor para reflectir sobre si e, numa atitude de organização aprendente, se abrir à inovação e à qualidade promovendo uma cultura escolar de abertura constante à melhoria e à eficácia da sua acção.
A constituição da equipa coordenadora do projecto foi da iniciativa do Conselho Executivo, neste ano lectivo de 2008/2009, atribuindo a cada docente um tempo no seu horário da componente não lectiva/de estabelecimento.
A inexperiência de todos os membros da equipa na área de autoavaliação institucional exigiu que numa fase inicial alargada, fosse assumido o desafio de revisão da literatura sobre a matéria. Após a recolha da bibliografia e da legislação de referência cada elemento dedicou-se à leitura e sistematização da informação partilhando e reflectindo sobre auto-avaliação com o intuito de clarificar o conceito. Analisaram-se, também, vários modelos de auto-avaliação, EFQM, CAF, QUALIS, ISO, PAVE, para ver qual o modelo que melhor se adequava ao nosso Agrupamento. Optou-se pelo PAVE por ser um modelo aberto e simples de auto-avaliação concebido com o objectivo de ajudar o Agrupamento a seleccionar as áreas consideradas mais pertinentes para uma avaliação mais aprofundada.
Uma avaliação que seja de qualidade, que além de mostrar e provar, sirva especialmente para melhorar. Tratou-se de uma fase crucial para o desenvolvimento do trabalho.
Escolheu-se o nosso facilitador externo ou “amigo crítico” – dois professores do projecto ARQME da FPCEUP e do qual o Agrupamento é parceiro, que nos tem acompanhado ao longo deste trabalho, que tem procurado compreender bem o contexto do Agrupamento (sua estrutura e cultura), tem sido um crítico do vulgar ajudando-nos a encontrar novas ideias, bem como o sentido/rumo a tomar.
Seguidamente, a equipa coordenadora elaborou um desdobrável informativo com o intuito de informar a comunidade sobre: o que é a auto-avaliação, como é constituída a equipa coordenadora, finalidades e objectivos do projecto de auto-avaliação. Este desdobrável foi distribuído à medida que se iam fazendo as reuniões de divulgação e esclarecimento nos vários órgãos das estruturas de orientação educativa, e através destes a todos os professores, alunos, pais/encarregados de educação e pessoal não docente. Constituiram-se os grupos de focagem (grupo representativo da diversidade de interesses presentes no Agrupamento, constituído por pessoas dos vários sectores da comunidade educativa – professores, alunos, pessoal não docente, pais/encarregados de educação) e explicitaram-se as suas funções. Estes grupos analisaram/reflectiram o perfil de auto-avaliação do Agrupamento (que constitui também o nosso referencial) elaborado pela equipa e escolheram o domínio a ser avaliado como prioritário. Após a escolha do domínio a avaliar – Comportamento, atitudes e valores – estamos a construir os instrumentos para recolha e tratamento da informação. Estes instrumentos antes de serem distribuídos pela comunidade serão aferidos pelos grupos de focagem, em conjunto com a equipa.


A Equipa de Auto-Avaliação

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